A entrevista de emprego – Parte III

Perguntas que podem fazer você perder uma vaga

Algumas perguntas comuns em uma entrevista de emprego que podem decidir se você vai ficar com a vaga.

Por que motivo você saiu ou deseja sair de seu emprego anterior ou atual?

Essa com certeza é uma das perguntas decisivas que um recrutador pode fazer a um candidato. É um bom sinal se o recrutador chegou a esse ponto, indica que você até agora está indo bem na entrevista, mas sua resposta pode colocar tudo a perder.

Se você ainda está empregado e desejando trocar de empresa JAMAIS fale mal da empresa atual. Você pode responder que sente que sua carreira estagnou e que deseja novos desafios, é sempre uma boa resposta. Você pode argumentar que não existe rotatividade nos cargos superiores ao seu porque quem os ocupa extremamente competente e você não vê possibilidade desses cargos vagarem. Outra possibilidade é você dizer que acredita que seu cargo vá ser extinto em breve. Isso pode acontecer porque a empresa vai mudar a forma de funcionamento de determinado setor. Mudanças na estratégia de negócios da empresa também poderão tornar sua posição na empresa desnecessária.

Se você está desempregado também é muito importante não falar mal da empresa de onde saiu. Se você foi demitido pode atribuir a corte de gastos. Jamais responda, por exemplo, que você saiu por desentendimento com alguém da empresa, por mais que você acredite que estava com a razão. Muito menos que contrataram para seu lugar alguém que tinha relacionamento afetivo com algum superior. Se você pediu demissão não diga que você estava desestimulado para continuar na empresa. Prefira sempre uma resposta positiva. Diga por exemplo que não via perspectivas de vaga em cargo superior ao seu e sua carreira estava estagnada.

Se você deixou seu emprego anterior por ter mudado de cidade pode e deve ser sincero na entrevista de emprego. Mas não dê jamais ao recrutador a ideia de ser uma pessoa aventureira que frequentemente deixa tudo para trás e muda de cidade. Deixe claro que quando mudou foi uma decisão bem pensada e que você não está pretendendo voltar atrás.

Qual é sua pretensão salarial?

É comum em uma entrevista de emprego perguntar a pretensão salarial do candidato. Muitos travam nessa hora porque sentem-se intimidados, ao contrário do que parece a intenção do recrutador não é essa. Como responder essa pergunta? Depende muito de sua situação.

Se você está precisando desesperadamente de um emprego, por mais que sua situação seja urgente, nunca diga que você aceita qualquer remuneração que a empresa oferecer. Em vez disso diga que você está precisando do emprego e percebeu que a empresa que o está entrevistando oferece boas perspectivas de crescimento. Diga que por isso você está disposto a aceitar até uma remuneração inferior ao que recebia em seu último emprego.

Se sua necessidade de um novo emprego não é tão urgente sempre é interessante mencionar sua última remuneração ou a atual se estiver empregado. Diga que espera uma proposta interessante a partir dessa remuneração. Sempre sem arrogância, ninguém contrata um funcionário que já é arrogante antes de ser contratado.

Atenção

  • Somos um site de divulgação de vagas de emprego. Não temos qualquer ligação com as empresas anunciantes das vagas e nossa única participação no processo seletivo é a divulgação da vaga.
  • Se você encontrar alguma oferta de emprego enganosa em nosso site pedimos que cique no link de denúncia do menu e informe para que possamos imediatamente removê-la e bloquear o usuário que a cadastrou.
  • Antes de enviar seu currículo verifique se você está de acordo com o perfil solicitado. Entendemos que você precisa trabalhar, mas ao candidatar-se a vagas para as quais não se qualifica atrapalha o processo seletivo e prejudica os usuários qualificados para a vaga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *