A entrevista de emprego – Parte I

Depois de algumas dezenas de currículos enviados finalmente chegou aquele tão chamado momento da entrevista de emprego! Você não vai querer colocar tudo a perder agora, não é mesmo? Hoje iniciamos uma série de postagens sobre o que você deve fazer e o que deve evitar em uma entrevista de emprego.

Antes de mais nada, leve em consideração que em um processo seletivo o recrutador vai entrevistar vários candidatos, algumas vezes dezenas ou centenas. É natural que o profissional não vá lembrar da maioria dos candidatos que entrevistou. Então vamos tentar fazer com que você seja lembrado pelos motivos certos.

Vestindo-se de maneira adequada para a entrevista

Vestir-se bem é um bom começo em uma entrevista de emprego, mas leve em consideração o cargo e a empresa. Se a vaga é para um cargo operacional compareça bem vestido, limpo, penteado. Nada extremamente formal a ponto de ir de terno e gravata mas também nada de ir usando bermuda e camiseta regata. Seja discreto. Evite perfume em excesso, perfume é para ser sentido quando alguém aproxima-se de você e não quando você entra no prédio. Já se o cargo é para um alto posto administrativo, procure estar elegante mas sem arrogância ou ostentação.

Se você é mulher, alguns cuidados adicionais são importantes. Evite vestir-se de maneira exageradamente sensual ou provocante. Seu objetivo é conquistar uma vaga pela competência e não pela forma física. Exagerando na sensualidade você pode passar a impressão que se dá pouco valor como profissional e está recorrendo à sedução para subir na carreira a qualquer custo.

Evite interrogatórios e mostrar desespero pela vaga

Um recrutador valoriza o interesse do candidato em esclarecer dúvidas sobre a empresa ou atribuições do cargo, mas não transforme isso em um interrogatório. O candidato é você e não a empresa. Faça perguntas inteligentes, bem pensadas, sem excessos. Por outro lado evite demonstrar que está desesperado pelo emprego. Você está procurando a admiração e o respeito do recrutador e não a piedade dele.

Atenção

  • Somos um site de divulgação de vagas de emprego. Não temos qualquer ligação com as empresas anunciantes das vagas e nossa única participação no processo seletivo é a divulgação da vaga.
  • Se você encontrar alguma oferta de emprego enganosa em nosso site pedimos que cique no link de denúncia do menu e informe para que possamos imediatamente removê-la e bloquear o usuário que a cadastrou.
  • Antes de enviar seu currículo verifique se você está de acordo com o perfil solicitado. Entendemos que você precisa trabalhar, mas ao candidatar-se a vagas para as quais não se qualifica atrapalha o processo seletivo e prejudica os usuários qualificados para a vaga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *