A importância de um bom currículo

Embora o peso das informações vindas de redes sociais (especialmente Facebook, Twitter e Linkedin) venha aumentando nos últimos anos a ponto de alguns apostarem que o currículo vá se tornar passado em breve, ele continua sendo a principal ferramenta utilizada para conseguir um bom emprego.

O currículo é o primeiro contato entre o recrutador e o candidato, sendo assim sua elaboração requer todo cuidado, não há uma segunda chance para se passar uma boa primeira impressão. Além disso é importante que contenha dados básicos que permitam ao recrutador ou empregador identificar se o candidato tem ou não o perfil necessário para ocupar a vaga em aberto.

Evite usar jargão técnico. Leve em consideração que certos termos são usados correntemente em determinadas áreas mas são completamente desconhecidos ou adquirem outro significado em outras. Um currículo deve ser claro e não deixar margem a dúvidas.

Erros de gramática e ortografia são imperdoáveis, coloquialismo em excesso também. Isso para quem tem mais idade na maior parte dos casos nem precisa ser dito, mas para uma geração que se alfabetizou na Internet e que criou um idioma próprio para usar na rede pode ser um grande problema. Grande parte dos recrutadores rejeitam um candidato cujo currículo contenha 3 ou 4 erros de ortografia, mesmo que sejam simples falhas de digitação.

Dicas para um bom Currículo

 

O Layout

Hoje em dia o layout de um currículo é algo bastante flexível, o importante é que exista clareza, que o recrutador possa facilmente encontrar a informação desejada. Se você não atua em uma área que exija grande criatividade em termos de design e diagramação pode ser bastante conservador nesse aspecto. Já se sua área é criação gráfica sinta-se livre para ousar, desde que a clareza não seja comprometida. Evite fontes ou combinações de cores que prejudiquem a legibilidade.

Software

Quanto ao software, evite usar aquela última versão do melhor editor de textos do mercado que foi lançado na semana passada e que você acaba de adquirir, há grandes possibilidades de que parte da formatação se perca em versões mais antigas. Use as versões mais populares ou salve seu currículo em formato PDF.

Número de Páginas

Evite que seu currículo torne-se muito longo, tente manter um limite de 2 a 3 páginas. Currículos longos demais tornam-se enfadonhos e acabam sendo descartados por muitos recrutadores.

 

O que incluir e o que deixar de fora

 

Muitas vezes o candidato inclui em seu currículo alguns dados absolutamente desnecessários e deixa de incluir outras informações que são bem mais importantes e decisivas.

Não há motivo para incluir em seu currículo o número de seu CPF, RG, CNH, CTPS, etc. Por outro lado pode ser importante informar se você possui ou não CNH e a categoria dela se possuir. Links para sites e blogs pessoais podem ser interessantes se você atualizá-los e não estiverem abandonados. Cuidado com o que você compartilha publicamente nas redes e com as fotos que usa em seus perfis.

Além disso, não deixe de incluir no seu currículo uma forma de entrar em contato com você. Pode ser um telefone ou um e-mail (que você abra diariamente). Seu endereço é secundário mas pode ser importante se a empresa estiver selecionando alguém que resida próximo ao local de trabalho ou se a empresa oferece transporte próprio para os funcionários.

Dados referentes a formação

É importante citar os cursos de graduação ou pós-graduação e o ano de conclusão deles. Por outro lado não há necessidade de listar todos os cursos que você fez desde o ensino fundamental, atenha-se ao que for relevante.

No tocante à graduação, se você iniciou várias e não concluiu todas, cite apenas a que você concluiu, a não ser que a informação de determinada graduação não concluída seja extremamente importante para a vaga disputada. Se você iniciou várias e não concluiu nenhuma, mencione apenas aquela que você cursou por mais tempo ou que for relevante para o cargo.

Cursos de extensão ou cursos livres podem valorizar seu currículo, se você acha seu currículo pequeno demais aprimore-se através de cursos rápidos, atualmente há opções de cursos online a partir de R$ 25,00. Pequenos detalhes poder ser diferenciais competitivos importantes em um processo seletivo.

Experiência profissional

É muito importante que você mencione suas experiências profissionais, citando empregador, data inícial e data final, assim como o cargo e as atividades que você exercia. Mas seja objetivo, resuma. Se sua experiência profissional for vastíssima cite só o que for relevante para o cargo. Se tiver pouca experiência na área a que está se candidatando pode citar o que não for tão importante, se não vai acrescentar tanto ao seu perfil profissional pode ajudar a passar uma ideia de seu perfil pessoal.

Jamais minta sobre sua experiência profissional. Antes de mais nada porque tudo que você escrever ali está sujeito a ser confirmado e ser apanhado mentindo já é geralmente exclusão sumária do processo seletivo. Além disso, incluir competências que você não possui e que poderão ser imprescindíveis para o correto desempenho de uma nova função caso venha a ser contratado já pode significar uma passagem bastante rápida pela nova empresa e a estabilidade no emprego é um critério extremamente valorizado em uma seleção.

Conhecimento de idiomas

Só inclua conhecimento de determinado idioma em seu currículo se você realmente tiver tal conhecimento e se ele tiver sido obtido através de cursos ou através de residência temporária em outros países. Além disso, esteja ciente que esse conhecimento poderá vir a ser testado no decorrer do processo seletivo.







Você gostaria receber por e-mail nossas novas postagens? Então clique no link abaixo, informe seu e-mail na janela que vai abrir-se e você passará a receber por e-mail o nosso feed! O serviço oferecido pelo FeedBurner é inteiramente gratuito e pode ser cancelado a qualquer momento.

cadastre-se

Em cada e-mail que receber com nosso feed estará presente o link descadastrar-se se desejar. O processo é inteiramente automatizado e não permite nem exige interferência nossa.


Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *