A entrevista de emprego

Preparando-se para a entrevista

Finalmente conseguiu uma entrevista para aquele emprego tão sonhado, agora é só tomar cuidado para não colocar tudo a perder. Uma entrevista de emprego não é só sentar em frente a alguém e responder algumas perguntas, há muito mais fatores envolvidos, você estará sendo avaliado como um todo e não apenas pela competência técnica, mas não é por isso que você deve sentir-se inseguro. Aceite a idéia de ser analisado e vamos em frente.

Muitas vezes quem entrevista o candidato é um analista de RH de uma empresa teceirizada, neste caso muitas vezes você nem saberá quem é a empresa contratante. Já se a entrevista for ocorrer na própria empresa é interessante que você informe-se sobre ela, é comum o recrutador questionar o que você sabe sobre a empresa.

No dia anterior durma bem, afinal você precisa estar com boa fisionomia e bem disposto. Se você é do tipo que leva horas trocando de roupa até sentir-se adequadamente vestido, separe a roupa de véspera. Se você já sabe quem vai entrevistá-lo, memorize o nome, pode parecer um detalhe insignificante mas vai fazer com que o recrutador sinta-se valorizado.

No dia da entrevista esteja no local pelo menos 15 minutos antes da hora marcada. Chegar atrasado conta pontos contra você, se nem na entrevista você consegue chegar na hora imagine então depois de contratado.

Seja simpático e agradável com todos os funcionários da empresa com quem tiver contato, isso ajuda a formar um clima favorável a você. Ninguém quer um funcionário arrogante e que já está de mal humor antes de ser contratado. Jamais comece também e perguntar aos funcionários se já veio muita gente para aquela vaga, salário ou coisas do gênero.

Esteja adequadamente vestido. Isso não quer dizer que um homem precise estar de smoking e uma mulher com um vestido de festa, tenha bom senso. Vista-se de maneira clássica e sóbria, sem exageros. Evite roupas de academia, trajes sensuais, decotes profundos, excesso de jóias ou bijuterias, óculos escuros, etc.

Como agir durante a entrevista

Há quem diga que o candidato é escolhido pelo seu primeiro minuto de entrevista. Embora hoje em dia não seja bem assim, em função de novas técnicas adotadas no processo de recrutamento e seleção, a primeira impressão que você passa ainda é de fundamental importância.

Ao ser chamado para a sala onde será entrevistado aja com tranquilidade e ao chegar à porta da sala peça licença antes de entrar. Aguarde ser convidado a sentar para fazê-lo e ao sentar jamais use a mesa do entrevistador para largar seus obetos pessoais, em vez disso coloque-os sobre o colo, mas evite também usá-los como um escudo, sua postura também está sendo avaliada.

Jamais estenda a mão ao entrevistador a não ser que ele tome a iniciativa, intimidade forçada não é interessante. Mantenha uma fisionomia leve e serena, olhando nos olhos sempre que possível.

Ao ser questionado sobre seu emprego anterior aja de maneira ética, jamais fale mal ou exponha informações confidenciais da outra empresa.

Evite gesticular demais e mascar chicletes. O uso excessivo de gírias também deve ser evitado e o seu celular deve permanecer desligado. A postura ao sentar também diz muito de você, não atire-se na cadeira, não cruze o braços, esteja confortável mas demonstrando interesse pelo que a pessoa que lhe entrevista está dizendo.

Esteja consciente de suas qualidades e de seus defeitos. Ter consciência de suas qualidades mostra que você sabe de seu valor como pessoa e profissional e do quanto pode oferecer à empresa. Não falar de seus defeitos pode dar a impressão que você não os reconhece e que pode não estar disposto a aceitar críticas.

Depois da entrevista

Quem encerra a entrevista é o entrevistador e nunca o candidato. Normalmente o selecionador o acompanhará até a porta. Se você acha que não foi bem, não se desespere, saia da mesma forma que entrou, com fisionomia serena, tratando os funcionários com simpatia e de cabeça erguida. Se você acha que foi muito bem evite da mesma forma ficar eufórico, despeça-se e aguarde o contato da empresa.

Nessa hora é importante manter-se sereno e tranquilo. Você fez o que deveria ter feito, agora só resta aguardar. Não esqueça de verificar seu e-mail e de manter seus telefones disponíveis para contatos. Se a empresa não fizer contato, ou seja, se você não for selecionado, não tome isso como uma derrota pessoal. O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, em um processo de seleção normal muitas vezes tomam parte dezenas ou centenas de candidatos, às vezes em grandes empresas esse número pode chegar a milhares. O importante é não desistir e não parar jamais de investir na sua formação profissional.

Se você precisar faltar à entrevista

Quando o recrutador agenda uma entrevisa com um candidato muitas vezes são mobilizados recursos para que ela se realize. Jamais agende uma entrevista se você não pretende comparecer e só falte a uma entrevista marcada se realmente não houver como estar presente. Se surgir um imprevisto e você realmente não puder estar presente é importante que avise com a maior antecedência possível, isso permite que outro candidato seja agendado para o horário.

Isso pode parecer bobagem mas se você espera ser lembrado pelo recrutador é bom que seja lembrado pelos motivos certos, não concorda? Em último caso, mas último caso mesmo, se você não conseguir avisar antes ao menos ligue para pedir desculpas depois.







Você gostaria receber por e-mail nossas novas postagens? Então clique no link abaixo, informe seu e-mail na janela que vai abrir-se e você passará a receber por e-mail o nosso feed! O serviço oferecido pelo FeedBurner é inteiramente gratuito e pode ser cancelado a qualquer momento.

cadastre-se

Em cada e-mail que receber com nosso feed estará presente o link descadastrar-se se desejar. O processo é inteiramente automatizado e não permite nem exige interferência nossa.


Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *