Brasil perdeu mais de 180 mil vagas no varejo em 2015

O comércio parece ser a área mais afetada pela crise econômica (que segundo o governo é criação da mídia golpista) e não estamos falando apenas das grandes redes, que foram responsáveis apenas por 1/3 dos postos de trabalho perdidos. Muitas pequenas empresas estão falindo ou passando a ser operadas com o mínimo necessário de funcionários enquanto muitas grandes redes estão optando por fechar lojas menos rentáveis e algumas redes internacionais inclusive encerrando total ou parcialmente suas operações em nosso país.

Ao que tudo indica nosso governo, cuja representante recentemente declarou que cada cidadão “terá que trabalhar um pouquinho mais” para superarmos a crise, ignora completamente os números de nossa economia. Antes a solução era trocar a carne por ovo, atualmente o brasileiro já pensa em trocar o ovo por algo mais barato, quem sabe salsicha ou quem sabe ainda vento do estoque governamental.

O Boticário, por exemplo, anunciou que pretende fechar unidades pouco lucrativas em 2016, mesmo procedimento que a Hering pretende adotar. A rede holandesa C&A em 2015 a empresa fechou diversas lojas, especialmente em shoppings. O grupo Mabe, de dono da Continental, Dako e GE, teve falência decretada em fevereiro de 2016.

Um cenário cada vez mais sombrio se avizinha. Se você pensa em trocar de emprego, não é a melhor hora. Se já aconteceu e se você já está desempregado, eu sempre sugiro que você reserve um pouquinho do valor da rescisão para fazer um curso rápido que melhore sua qualificação e melhore suas chances. Em um mercado de trabalho com vagas escassas como o nosso mercado atual qualquer curso ou conhecimento extra pode fazer a diferença.







Você gostaria receber por e-mail nossas novas postagens? Então clique no link abaixo, informe seu e-mail na janela que vai abrir-se e você passará a receber por e-mail o nosso feed! O serviço oferecido pelo FeedBurner é inteiramente gratuito e pode ser cancelado a qualquer momento.

cadastre-se

Em cada e-mail que receber com nosso feed estará presente o link descadastrar-se se desejar. O processo é inteiramente automatizado e não permite nem exige interferência nossa.


Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *