Algumas vezes a legislação trabalhista atrapalha

Algumas vezes a legislação trabalhista atrapalha mais do que ajuda ao candidato. Quantos de vocês já não enviaram dezenas de currículos sem um retorno sequer. Vamos entender alguns casos em que isso acontece.

A legislação atrapalha muitos candidatos

A legislação trabalhista brasileira “engessa” demais o empregador em vários aspectos e muitas vezes isso prejudica os candidatos. Eventualmente em uma pequena empresa, por haver só um banheiro ou só um vestiário em determinada seção, é normal que o empregador deseje funcionários de um sexo específico. É uma forma de evitar constrangimentos aos próprios trabalhadores. Nossa legislação entretanto proíbe que isso seja explicitado no anúncio, a não ser em raríssimos casos você não pode anunciar que a vaga é só para homens ou só para mulheres. Com isso metade dos candidatos perde tempo enviando currículo para uma vaga que jamais teve chance de ocupar. Sem contar na expectativa e na decepção de sequer serem chamados. Se a empresa quer contratar um funcionário homem, ela vai contratar um funcionário homem. Não poder deixar isso claro no anúncio faz com que as candidatas mulheres alimentem esperanças inutilmente. Da mesma forma se a empresa busca uma funcionária mulher, os candidatos homens vão estar perdendo tempo enviando currículo.

Outra questão bastante controversa é a possibilidade de exigir no máximo 6 meses de experiência. É preciso que sejamos realistas, em alguns cargos 6 meses de experiência não são suficientes. Para certos cargos o empregador precisa de alguém com vários anos de vivência na função, mas não pode deixar isso claro no anúncio. O que acontece nesses casos é que a absoluta maioria dos currículos já é descartada na triagem inicial só pelo quesito experiência.







Você gostaria receber por e-mail nossas novas postagens? Então clique no link abaixo, informe seu e-mail na janela que vai abrir-se e você passará a receber por e-mail o nosso feed! O serviço oferecido pelo FeedBurner é inteiramente gratuito e pode ser cancelado a qualquer momento.

cadastre-se

Em cada e-mail que receber com nosso feed estará presente o link descadastrar-se se desejar. O processo é inteiramente automatizado e não permite nem exige interferência nossa.


Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *